O que é a gripe A (H1N1)?
A gripe A (H1N1) ou simplesmente gripe A é uma doença respiratória contagiosa. O nome Gripe Suína veio do facto desta doença usualmente apenas afetar porcos. Este vírus da gripe sofreu uma mutação e passou para os humanos, transmitindo-se de pessoa para pessoa.
A gripe H1N1 tem efeitos diferentes em pessoas diferentes. Algumas pessoas têm sintomas menos acentuados que outras. Porém, existem algumas pessoas que, em casos muito extremos, podem vir a morrer devido à doença.
Quais os sintomas da Gripe A (H1N1)?
Alguns dos sintomas são muito semelhantes aos da gripe mais comum:
- Febre
- Cansaço
- Dores de garganta
- Dores de cabeça
- Arrepios
- Dores musculares e nas articulações
- Tosse
- Dor abdominal aguda
- Diarreia
- Vómitos
A Gripe A (H1N1) pode provocar febres bastante altas, podendo atingir o 39ºC ou mais. Tal como na comum gripe sazonal, as crianças que tenham menos de 5 anos de idade são consideradas um grupo de maior risco. Se a sua criança tiver febres elevadas, estiver sonolenta, pouco interativa, não quiser comer e, em casos mais graves, tiver dificuldade em respirar, vá com ela ao hospital.
Como se espalha a gripe A (H1N1)?
A gripe H1N1 é bastante contagiosa e espalha-se rapidamente, especialmente em espaços fechados e em grandes multidões. O vírus passa de pessoa para pessoa através da tosse e dos espirros, das pessoas que estão infetadas. O vírus é expelido no ar ou através das mãos (que se colocam em frente ao nariz quando se espirra, ou da boca quando se tosse) e que mais tarde entram em contacto com diversos locais. Outras pessoas tocam nesses mesmos locais e levam as mãos à boca ou aos olhos recebendo o vírus no seu corpo. É importante ter em mente que o vírus não se passa através da carne de porco ou mesmo em contacto com a mesma.
Gravidez, e o risco de contrair gripe A (H1N1)?
Se estiver grávida talvez já saiba que a sua imunidade a algumas infeções diminui – isto tem como função não deixar o corpo rejeitar o bebé. Por este motivo, o risco de desenvolver uma infeção é maior. Os riscos mais graves relacionados com a gripe A (H1N1) podem incluir trabalho de parto prematuro e pneumonia. Ao saber disto deve ter os cuidados necessários para se proteger a si e ao seu bebé.
A gripe A (H1N1) pode afetar o feto?
Numa gripe comum o bebé no útero está protegido do vírus. Porém a gripe H1N1 é uma nova estripe de gripe e, infelizmente, ainda não se sabe se ela é capaz de passar a placenta ou não.
O que fazer se contactar com alguém que tenha contraído o vírus H1N1?
É importante, caso saiba que tenha contactado com alguém nesta situação, que se dirija ao seu médico ou ligue para o serviço nacional de saúde -“Saúde 24” (808 24 24 24) - e explique o que aconteceu. Explique que está grávida e que esteve, ou está, em contacto com alguém com gripe A (H1N1). A gripe A (H1N1) pode ser mais grave em pessoas que têm um sistema imunitário mais debilitado. Este vírus é muito contagioso, e deverá de tomar todas as medidas para se precaver de o contrair, bem como fazer análises para saber se já o contraiu.
Existe algum tratamento para a gripe A (H1N1)?
Ainda não existe cura para esta gripe, mas alguns medicamentos antivirais ajudam a aliviar os sintomas e a uma rápida recuperação: oseltamivir e zanamivir.
Os medicamentos receitados atualmente podem ser administrados a bebés com mais de 1 ano de idade. Porém, ainda não existem dados que admitam que é seguro administrar algum medicamento destes a um bebé com menos de 12 meses de idade, ou mesmo a grávidas. Porém, o seu médico pode achar conveniente prescrever-lhe este tipo de antiviral, pois o benefício pode sobrepor-se ao risco.
A gripe A (H1N1) é contagiosa por quanto tempo?
As crianças podem ter períodos de contágio maiores, mas um adulto comum que contrai a gripe suína pode ter o vírus contagiante durante cerca de 7 dias depois da pessoa ter contraído a doença.
Que medidas tomar para evitar a gripe A (H1N1)?
Tal como na gripe comum existem medidas que podem ajudar a minimizar os riscos de contrair a gripe ou contagiar outras pessoas:
- Cubra o nariz e a boca com um lenço de papel que possa deitar no lixo logo de seguida.
- Caso não tenha um lenço de papel à mão, cubra a sua boca ou nariz com a parte interior do cotovelo. Isto evitará que o vírus fique nas suas mãos e que o vá passar a outros com as mãos.
- Logo depois de tossir ou espirrar, lave de imediato as mãos com água e sabão. Passe as mãos por água e ensaboe-as bem durante cerca de 15 segundos e volte a passar por água de novo. Se não tiver a possibilidade de lavar as mãos com água e sabão, então opte por uma toalhita desinfetante, ou por um spray desinfetante.
- Não toque nos olhos, nariz ou boca, para não receber ou difundir os germes.
- Lave as mãos frequentemente, pois o vírus consegue viver cerca de 2 horas numa comum superfície, como uma maçaneta de porta.
- Alimente-se bem, inclua alimentos ricos em antioxidantes e vitaminas na sua dieta. Fruta, cereais integrais e legumes ricos em vitamina C ajudam a combater e a evitar as infeções.
- Beba água, ou outros líquidos, em abundância para repor os que perdeu por estar doente.
- Evite locais muito povoados e viagens, especialmente de avião.
- Trate a febre. Manter a temperatura dentro dos seus valores habituais é muito importante para o seu bebé. O paracetamol é o melhor tratamento para a febre durante a gravidez e pode ser tomado 1gr de 8/8 horas. Se tiver dúvidas pode ligar para a Linha “Saúde 24” (808 24 24 24).
- Os medicamentos antivirais como o Tamiflu® (oseltamivir) ou Relenza® (zanamivir) só devem ser utilizados sob prescrição médica.
E se estiver doente? Posso amamentar o meu bebé?
O aleitamento materno é aconselhado porque protege os bebés de infeções respiratórias. Se estiver doente com gripe A(H1N1) deve fazer a extração do seu leite, e durante o período de contágio o bebé deverá receber o leite que extraiu, dado por uma pessoa/familiar não doente.
Caso esteja doente com gripe A (H1N1) e não tenha ninguém que possa cuidar ou alimentar bebé?
Deverá:
- Ter cuidado em não tossir ou espirrar a menos de 1 metro do bebé ou para a sua face.
- Proteger o nariz e a boca com um lenço quando tosse ou espirra.
- Lavar as mãos depois de espirrar ou tossir.
- Utilizar máscara quando cuida do bebé. (Substitua-a se a sentir húmida.)
- Retirar a máscara tocando apenas nos atilhos/elásticos e não na frente (se tocar na parte da frente da máscara deve desinfetar cuidadosamente as mãos antes de tocar no seu bebé).
O que posso fazer para proteger o bebé da gripe A (H1N1)?
- Tenha um cuidado extra em lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, durante 40 a 60 segundos, ou com uma solução alcoólica.
- Mantenha o bebé afastado de pessoas doentes ou áreas afetadas.
- Limite a permuta de brinquedos com outras crianças sobretudo se os levam à boca.
- Lave frequentemente com água e sabão quaisquer objetos que o bebé ponha na boca.
Poderei continuar a amamentar se estiver a tomar medicamentos para prevenir ou tratar esta gripe?
Sim. O tratamento ou profilaxia com medicação antiviral não constitui contraindicação para a amamentação.
Interrompo a amamentação se suspeitar que tive contacto com o vírus da gripe A (H1N1)?
Não. Se estiver a amamentar, saiba que está a produzir anticorpos para combater as infeções com as quais entra em contacto e o seu leite fica adequado a destruir as mesmas infeções no bebé. O aleitamento materno também ajuda a desenvolver a capacidade do bebé para se defender das doenças infecciosas. Deve no entanto utilizar as medidas preventivas anteriormente descritas.
E se o meu bebé ficar doente, posso amamentá-lo?
Sim. O melhor que pode fazer pelo seu bebé doente é manter o aleitamento. Ofereça-lhe a mama com maior frequência. Os bebés que estão doentes têm maior necessidade de líquidos. O que obtêm quando mamam é superior a qualquer outro líquido, melhor que a água, o sumo ou soluções de reposição hidroelectrolítica, porque também ajuda a proteger o sistema imunitário do bebé. Se o seu bebé está tão doente que não consegue mamar, pode oferecer o seu leite por copo, biberão, seringa ou conta gotas.
Vacina para a gripe A (H1N1)
As vacinas da gripe comum não protegem da gripe H1N1. Em Portugal, a vacina da gripe já está disponível para as grávidas e grupos de risco. Consulte o seu médico para saber como proceder.