Boa noite mamãs, estou a desesperar um bocadinho e precisava de saber se há alguém nesta situação 😅 Tenho um menino de 2 anos e meio que a partir do ano e meio começou com a reguilice com tendência a piorar até agora 😅 Quando vamos a algum lado simplesmente não o consigo manter ao pé de mim, foge-me para sítios perigosos, começa ás palmadas em vidros, balcões, máquinas com toda a força, tira autocolantes dos balcões dos cafés, empurra cadeiras e mesas, quase derruba extintores, estraga plantas… 🤦♀️ já me aconteceu estar a ser atendida e ter que interromper o atendimento porque ele do nada fugiu me para a saída da farmácia. não espero que esteja 100% quietinho mas pelo menos que se consiga manter ao pé de mim e sem estar a fazer asneiras pelo menos durante 5 minutos. Sair com ele é uma guerra pois passo o tempo aos gritos e a ralhar e ele não fica minimamente afetado. Vejo mães que só com um olhar os filhos param logo
E eu quase me descabelo e parece que não consigo impor respeito. Já tentei falar calmamente , falar firmemente, gritar, ignorar e nada resulta. Será que não estou a ser firme o suficiente?
Lembro-me de dizer várias vezes que o meu maior sonho era estar a pagar numa caixa e ter os meus filhos quietos ao meu lado 😛
Os meus não faziam propriamente asneiras, mas não ficavam quietos, eu quando estava na rua tinha de estar para eles a 100%, nas compras metia-os dentro do carrinho.
O que tem de tentar controlar é a parte das asneiras, não pode deixar partir, nem estragar, nem bater, mas não espere demasiado que fique ao seu lado só a obedecer.
O que eu fazia era em primeiro não evitar sair ou evitar um sítio ou alguém, depois tentar manter a calma e paciência, ir falando e explicando, por fim estar lá para eles e ir antevendo as situações.
Neste momento os meus já são maiores, mas o de 5 anos perde-se a ver coisas. Quando ando com ele na rua ou no supermercado tenho de estar sempre de olho, porque ele facilmente se desvia para ver alguma coisa ou pára para ver e depois muda de direção.
Não fazem asneiras, mas também não tenho essa vida santa de só dizer alguma coisa e o assunto ficar arrumado.